Notificações

Contagem de visitas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Neuton Miranda Bravo Companheiro!

   

Neuton Miranda Bravo Companheiro!

 O Neuton era incansável na luta revolucionária da atualidade. Era carismático, firme, motivado, motivador, paciente, atencioso e generoso. Veio à Ipixuna várias vezes. Trouxe o projeto "Nossa Várzea" para a região do Rio Capim... e justamente às vésperas da sua vinda à Ipixuna para entregar documentação de terras, faleceu. Morreu no campo de batalha, trabalhando no Marajó.
    Lembro que eu vivia tentando marcar uma agenda com o Neuton no Rio Capim, mas como a agenda dele era muito corrida e extensa ficava difícil. Um dia pedi para que ele se esforçasse para ver um dia livre. Era fevereiro. Ele procurou, procurou na agenda e disse com aquela voz serena: "olha... domingo de carnaval eu não tenho nada marcado... pode ser?", lembro que sorri e disse que achava que ia ser difícil reunir nesse dia.
     Fiquei muito feliz quando recebi uma ligação do Neuton quando eu era Secretário de Meio Ambiente em Ipixuna. Olha só... o Superintendente do Patrimônio da União ligando para mim para acertarmos o trabalho de regularização.
       O projeto "Nossa Várzea" é revolucionário porque partiu da necessidade e das reivindicações do povo quando o SPU na gestão do Neuton organizavam audiências públicas no Marajó. É revolucionário porque atende ao povo à velocidade de uma revolução; porque enfrentou os coronéis do Marajó que mantinham relações feudais com o ribeirinho. É um projeto revolucionário porque foi criado e dirigido justamente por um revolucionário...
        


Neuton Miranda Vive! Em nos nossos corações e mentes! 

No exemplo de vida e nas ações concretas que deixou para continuarmos...




terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Transcendência do PC do B nas Comunidades!


           Fico muito feliz em ter contado com o meus amigos camaradas, sobretudo com o Átila, para produzir este vídeo.
           Optei por este título "A Transcendência do PC do B nas Comunidades!" porque acreditamos que a política só faz sentido se for para transformar, e transformar para melhor é claro. Transformar condições sociais, buscar direitos, renovar nossas mentes e corações constantemente no processo de luta revolucionária que pode começar com um abraço caloroso, com um olhar e ouvir atencioso, com acordes e ritmos ou poemas com ou sem rimas.
            O que mais me deu prazer nesta caminhada 2009 à 2010 aqui expressa no vídeo foi termos conseguido através da Superintendência do Patrimônio da União a documentação de terra das comunidades ribeirinhas do Rio Capim. Documentação esta que está garantindo direitos. fiquei feliz em ouvir do meu amigo Berlúcio que há dezenas e dezenas de processos de aposentadoria encaminhados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tendo em anexo o documento de terra que expedimos. É gratificante o ribeirinho Lorival da Comunidade Goiabal dizer que conseguiu o auxílio maternidade de sua esposa, de suas filhas e que ainda conseguiu financiamento para investir na sua roça de mandioca. Fiquei feliz em saber que o Povo da Comunidade Quiandeua resistindo a investida de fazendeiros apresentou com firmeza (além de outras argumentações) a documentação que reconhece sua presença há mais tempo do que alega a "documentação" do fazendeiro.
                 Assim transcende o PC do B! "Cada coração é uma célula revolucionária!"


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Dias Melhores Pra Sempre"

"Dias Melhores Pra Sempre"

        De 2007 à 2010 tive a felicidade de viver a experiência de ser Secretário de Meio Ambiente em Ipixuna. Desenvolvemos importantes ações e projetos como Arborização da Cidade; Programa de Controle de Queimadas; Contenção do assoreamento do Rio Ipixuna; Apoio integral à Colônia de Pescadores do Rio Capim que permitiram acesso a direitos como o Seguro Defeso do Governo Federal; Projeto Viva o Rio, dentre outros.
          Tive a sorte de ter uma galera boa pra me ajudar, como o Piruquinha (Diretor), a Patrícia (Engenheira Ambiental) e Kafifa (Diretor), que inclusive produziu o vídeo. 
        Tínhamos uma versão mais reduzida e com imagens do projeto Viva o Rio, mas sorte que ainda consegui esta para postar.
         As músicas ficaram massa demais. Diz muito das nossas experiências, práticas e esperanças: "Dias Melhores"; "Até o Fim"; "Além do Horizonte". Vamos curtir...





O que há...




      Há uma porra de uma "jaula de ferro" sim! Imposta pela modernidade. Mas há também uma jaula tecida com cordas do coração, feita à nó cego, encharcada de sangue e pulsante.
      Costumes arraigados foram substituídos por possessividade, limites e submissão à aparências. 
      De tempo em tempo desejo entorpecer, dormir duas semanas ou caminhar nú até sangrar os pés rumo ao sem limite. Transcender as barreiras do espaço, do tempo e da linguagem. Entregar-me à paixões sem medo. Gritar; chorar, sorrir sem dar explicação à ninguém. Explicar o que ninguém quer ouvir. Dizer o que eu penso pra mim mesmo e depois esquecer.Usar meus cinco sentidos simultaneamente; fazer poemas sinestésicos; ter e ser a poesia.
       Caminhar nú, rumo ao sem limite, até sangrar os pés... ouvindo Legião, Cazuza, Humberto  e o balançar de um cantil de vinho tinto. Mergulhar num mar de água doce e emergir vivo noutro continente.
       Eu que tanto gosto de caminhar, já sonhei voando, e de tão real o sonho, creio plenamente que voarei. Em cada dia um novo horizonte, em cada horizonte um novo dia... que esperei ver raiar... mas o verei e o sentirei radiante na pele, nos ossos e na alma.