Notificações

Contagem de visitas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Audiência Pública em Defesa da Vida! Abril de 2013.

     Quando o povo se mobiliza, provoca e enfrenta as dificuldades, os problemas são resolvidos! O povo de Ipixuna deu uma lição a sí própria de democracia. Provou que que balança bandeiras de diversas cores, mas a branca, que simboliza a paz, prevalece sobre todas e deve permanecer hasteada em nossa cidade, sempre!

      Da metade do ano passado para cá o índice de violência aumentou significativamente em Ipixuna. Nos meses de Março e abril houve o registro de quatro casos de estupro, sendo um deles tentativa. A população ipixunense estava insegura e revoltada com a impunidade. Portanto chegou um momento em que ela disse chega! Foi organizado um am ato de protesto pelas ruas da cidade. Os casos que já vinham sendo aompanhados pela imprensa, ganharam mais notoriedade com este ato.
          A Câmara de Vereadores fez forte debate sobre o tema, tendo o vereador Railton proposto a realização de uma audiência pública. Na ocasião, inicialmente o debate trilhou um equivocado caminho de que o alarde era muito maior do que os acontecimentos, que boatos vinham trazendo a intranquilidade ao povo de Ipixuna.
           Na minha fala fiz questão de afirmar " Mesmo que a maioria do que se ouve a respeito disso seja boato, quatro casos de extupro em dois meses não é pouco! Quem nasceu e se criou nesta cidade sabe que isso não é normal. Além do mais existem também os casos que não foram registrados devido ao medo e a vergonha de algumas vítimas, que sentem-se inseguras e coagidas. A culpa do crime não é da polícia, é do criminoso, mas esperamos que ela nos proteja. Não sabemos fazer o trabalho da polícia, mas esperamos que ela investigue, prenda os culpados e reestabeleça a normalidade. Sensasão de insegurança é consequência de fatos concretos. Não aceitamos esta violência! queremos paz!".
          Além das autoridades, outros moradores também se pronunciaram e cobraram providências. A polícia civil disse já estar empenhada e no caminho para a solução dos crimes. O comando regional da Polícia Militar se comprometeu em, pelomenos provisoriamente, aumentar o efetivo policial para patrulha. a promotoria se dispôs a ajudar.
             Três dias após a audiência pública em defesa da vida, pelomenos um dos extupradores foi preso. Acredito muito que se não fosse a forte, consciente e organizada mobilização do povo, não caminharíamos para a solução.





 REPORTAGENS:

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/04/casos-de-violencia-sexual-assustam-moradores-de-ipixuna-do-para.html

http://globotv.globo.com/rede-liberal-pa/bom-dia-para/v/manifestacao-pediu-o-fim-da-violencia-contra-mulheres-em-ipixuna-do-para/2516810/

http://globotv.globo.com/rede-liberal-pa/bom-dia-para/v/audiencia-publica-discute-os-casos-de-violencia-sexual-contra-mulheres-em-ipixuna-do-para/2523368/ 


0 comentários:

Postar um comentário