Notificações

Contagem de visitas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Vereadores fazem visita surpresa à postos de saúde em Ipixuna


     Na manhã do dia 9 de Abril de 2015, os Vereadores Railton, Eloi, Jandson e Marquinho fizeram uma visita surpresa às unidades de saúde e constataram aquilo que a população já vinha denunciando com frequência: Falta de remédios na farmácia básica, falta de luvas e inclusive falta de agulhas de algumas especificidades. 

     Durante a visita vários pacientes mostraram solicitação de exames, junto a comprovantes de que eles próprios pagaram pelos exames, uma vez que a prefeitura suspendeu a oferta deste serviço há quatro meses.
     Visitamos o posto de saúde do centro, o almoxarifado da saúde, o PSF do centro, uma unidade de saúde improvisada no Distrito do Novo Horizonte e um PSF. Nesta última visita agentes do governo executivo solicitaram a interrupção das visitas alegando (ironicamente) que deveríamos ter agendado a fiscalização e que não poderíamos fotografar as farmácias. Como nossa visita foi satisfatória e já tínhamos colhido bastante informações e fotos, cessamos as visitas.
    O objetivo da nossa ação foi cumprir com o nosso papel de fiscalizador e de zelador dos direitos e do bem estar do povo. Ao final da visita conversamos com o secretário de saúde e ele nos garantiu que a partir da semana que vem os exames voltarão a serem pagos pela prefeitura, bem como garantiu que as farmácias serão abastecidas. 

    Estamos de olho e firmes na cobrança dos direitos do povo!






Flagrante: Paciente procura Nimesulida, mas a prateleira está vazia.



















Greve da comunidade escolar da rede estadual.

 No final de março de 2015 os professores da rede estadual entraram em greve. Mas não só os professores, mas toda a comunidade escolar.
        A principal reivindicação é reforma ampliação e construção de escolas. Fazemos aulas com turmas de 50 ou mais alunos, quando a sala comporta apenas 30. No caso de Ipixuna temos um déficit de mais de 20 salas de aula, o que é o número aproximado de salas que o município empresta ao Estado.
         Outro fator grave foi a portaria de redução de carga horária do professor que só pode ter 150 horas em classe. O governo do Estado diz que esta medida é para dar melhor qualidade de vida ao professor e mais tempo para preparar as aulas. Porém o grande problema é que a maioria dos professores tem 250 ou 280 horas em classe, ou seja, o governo está tirado de 100 a 150 horas de trabalho em classe do professor e os alunos estão ficando sem aula. Se um professor dava aula para 28 turmas, com a portaria, só pode dar aula para quinze, ficando sem aula 13 turmas em cada disciplina. O professor está disponível, mas não pode dar aula. Somos a favor da redução de carga horária, contanto que o governo faça concurso público.
         Participaram da caminhada alunos, professores, pais e a direção do SINTEPP. Isso a TV Liberal (afiliada da rede globo) não mostra. A greve é uma das maiores da história. Mais de 111 municípios aderem. Toda semana tem manifestações e bloqueio de estrada em vários municípios.
         O comando de greve de Ipixuna quer que o governo assine um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto ao Ministério Público para se comprometer, dentro de um razoável determinado tempo para reformar, ampliar e construir as escolas que precisamos.
         Venceremos!


















     

segunda-feira, 20 de abril de 2015

93 Anos do PC do B!


     Nos dias 10 e 11 de Abril comemoramos em Ipixuna do Pará os 93 anos do nosso querido Partido Comunista do Brasil!
    Contamos com as presenças ilustres do Deputado petista Carlos Bordalo, do Presidente do PT local, o Vereador Jandson Magalhães, o ex-prefeito Evaldo Cunha, Deputado Comunista Lélio Costa, Vereadora Comunista de Belém Sandra Batista, Presidente Estadual do PC do B Jorge Panzera, vereadores comunistas de Ipixuna (Marquinho, Cacau e Maéllen), militância do PC do B, PT e muitos outros amigos.
     O primeiro momento foi um ato político na câmara municipal e no segundo dia foi realizada uma grande festa de confraternização no sítio Recanto da Paz.
     O nosso lema e grito de luta neste aniversário foi: Lutar e vencer! Viva o Povo de Ipixuna! Viva o PC do B!