Notificações

Contagem de visitas

sábado, 28 de julho de 2012

Junto aos trabalhadores da terra

   Cipoteua Miri, 2010

       Nesta ocasião, dentre outras questões, estávamos discutindo à respeito da luta para que o Cipoteua Miri passasse a ter estaus de assentamento e com isso passe a conquistar todos os benefícios federais inerentes a esta condição: Estrada, sistema de abastecimento de água, escola, financiamento, dentre outros direitos sociais. O processo ainda hoje está em andamento, mas bem avançado. Eu também tive a oportunidade de colaborar com essa luta e ainda estou a inteira disposição para continuar colaborando até atingirmos nosso objetivo de transformar esta linda comunidade em assentamento o mais breve possível.







  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CADASTRAMENTO PARA SALÁRIOS DO DEFESO

CANAÃ, 2009

Em 2009 foi a segunda vez que os pescadores receberam o seguro defeso. São quatro salários mínimos pago pelo Goverdo Federal ao pescador e à pescadora no período da reprodução dos peixes, período esse que vai de dezembro a março aqui no Rio Capim.
Tenho o maior orgulho em ter  (na qualidade de Secretário Municipal de meio Ambiente) contribuído fortemente para que este direito chegasse aos pescadores do Rio Capim pela primeira vez em 2008, e mais ainda pelo fato de que recebem até hoje este importante recurso.







quarta-feira, 25 de julho de 2012

Junto aos Pescadores e Pescadoras!

CANAÃ, MARÇO DE 2009.

Nesta ocasião comemoramos o dia internacional da mulher. Fizemos um bom debate e em seguida entregamos os certificados do curso de pesca artesanal e beneficiamento do pescado, ministrado pelo SENAR.











terça-feira, 24 de julho de 2012

Entrega de Documentação de Terras Ribeirinhas.

RIBEIRA, ABRIL DE 2010

Nos primeiros dias de abril de 2010, foram entregues aproximadamente 100 Termos de Autorização de Uso para os ribeirinhos de um total de mais de 300 que foram entregues no Canaã e na comunidade Nasaré, contemplando 14 comunidades.
Este é um projeto do Governo Federal, iniciado e desenvolvido no período do governo Lula por meio da Superintendência do Patrimônio da União na Gestão de Neuton Miranda, militante aguerrido do glorioso PC do B. Neuton viria à Ipixuna entregar os documentos, porém na mesma semana faleceu no Marajó, justamente quando estava trabalhando no projeto.
O "Nossa Várzea" é um projeto dinâmico e prático. Voltado para o rompimento das barreiras burocráticas. Enquanto outras instituições demoram décadas para resolver, o SPU em parceria com a prefeitura de Ipixuna do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, resolvemos em menos de 2 meses. Aliás, palavras de um ribeirinho: "Quiandeua existe há mais de 200 anos, atravessando gerações e gerações, e pela primeira vez temos um documento de terra nas nossas mãos".


IMPORTÂNCIA DO DOCUMENTO:

O termo de autorização de uso serve:

1.     COMO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
2.     PARA CONSEGUIR O AUXÍLIO MATERNIDADE.
3.     ENTRAR COM PROCESSO DE APOSENTADORIA.
4.     TIRAR FINANCIAMENTOS.
5.     INCLUIR OS RIBEIRINHOS COM MAIOR AMPLITUDE NOS PROGRAMAS SOCIAIS FEDERAIS.







                                        Á direita: Lélio, atual superintendente da SPU.





 Concepção e ação inovadora: Na documentação aparece a foto da família na frente da casa e o ponto no GPS.







segunda-feira, 23 de julho de 2012

Inauguração do Comitê 21 de julho de 2012.


No dia 21 de Julho de 2012 aconteceu a inalguração do comitê na Avenida JK. O evento contou com a presença de Evaldo Cunha prefeito reeleito nas urnas em 2008, Bordalo Deputado Estadual reeleito em 2010, Paulo Rocha, dentre outras lideranças políticas regionais.
Foram apresentados no palanque os 66 candidatos e candidatas de 10 partidos que compõe a coligação majoritária PARA CONTINUAR NO RUMO CERTO!
Foram feitos importantes discursos pela candidata a vicê prefeito do PC do B, a Vereadora Lene, bem como do candidato a Prefeito Salvador Chamon. Porém o mais importante foi toda a festa democrática protagonizada pelo povo de Ipixuna, tanto da zona urbana como da zona rural. Confiram nas imagens: